Um ano depois: mãe que descobriu gravidez horas antes do parto no TO celebra aniversário do filho
13/01/2026
(Foto: Reprodução) Mãe que descobriu gravidez horas antes do parto celebra aniversário do filho no TO
Há um ano, a assistente administrativa Mariane Rodrigues teve uma surpresa ao descobrir que estava grávida horas antes do parto. A família estava de férias no Tocantins quando ela começou a passar mal, com pressão alta e convulsões. Sem sintomas da gestação, Mariane achou que as alterações estavam relacionadas ao calor.
Quando a gravidez foi descoberta, a família estava em São Salvador do Tocantins, mas a mãe precisou fazer uma cesariana com urgência e foi transferida para Palmas. Mateus nasceu na capital, no dia 3 de janeiro de 2025.
"Depois do susto da gravidez e do parto inesperado, vivemos momentos de muita tensão. Eu fiquei na UTI por alguns dias e Mateus também ficou internado na UTI neonatal. Graças a Deus, eu me restabeleci e o Mateus é um menino saudável, se desenvolvendo normalmente. Voltamos para o Mato Grosso um mês depois do nascimento do Mateus. Nossa vida passou a ter uma rotina com dois bebês em casa: João Neto, com 19 anos, Pedro, com 2 aninhos, e o Mateus prematuro", contou Mariane.
Mariane Rodrigues e o filho Mateus
Divulgação/Mariane Rodrigues/Arquivo pessoal
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Mulher vai ao hospital após passar mal e descobre gravidez horas antes de parto no Tocantins: 'Achei que fosse calor'
Gravidez silenciosa: médicas explicam por que algumas mulheres só descobrem que serão mães na hora do parto
A família é tocantinense, mas vive em Querência (MT). No final de 2025, Mariane, o marido e filhos vieram novamente passar as férias em São Salvador do Tocantins. Desta vez, com Mateus, que festejou o aniversário de um ano e foi batizado na cidade.
"Hoje podemos dizer que, depois do susto, vieram os desafios, mas estamos tranquilos e criando nossos filhos com muito amor e carinho. A família se reuniu para festejar e, mais uma vez, agradecer pela vida", disse a mãe.
Mariane Rodrigues, o marido Gerôncio Jean e filhos Pedro e Mateus
Divulgação/Mariane Rodrigues/Arquivo pessoal
Ciclo menstrual normal e uso de anticoncepcional
Em dezembro de 2024, Mariane, o esposo Gerôncio Jean e o filho Pedro, de 2 anos, chegaram a São Salvador do Tocantins. A programação seria voltar para Mato Grosso no dia 3 de janeiro de 2025, onde o filho mais velho, João Neto, estava. O retorno foi adiado devido às convulsões.
A notícia da gravidez foi uma surpresa para toda a família, mas principalmente para Mariane, que não apresentou sintomas e mudanças comuns da gestação. Segundo ela, o ciclo menstrual estava normal e inclusive fazia uso de anticoncepcional.
"Até então eu não tinha sintomas de gestação, vida social normal, trabalhando normalmente, rotina de casa normal, filhos, marido! O que percebi desde o início das minhas férias foi a pressão alta, algo que nunca tive, porém achei que fosse calor, tempo quente. Serve de alerta para todas as mulheres", contou.
João Neto, de 18 anos, e Pedro, de 2 anos, filhos de Mariane e Gerôncio
Reprodução/Arquivo Pessoal/Mariane Rodrigues
Na época, a ginecologista e obstetra Veruska Pinheiro do Amaral explicou que, nos casos de gravidez silenciosa, a gestação não é sentida ou identificada pela mulher, geralmente é descoberta no terceiro trimestre da gravidez ou até mesmo no momento do parto. As pacientes até sentem alguns sintomas, mas não os relacionam com a gravidez.
"Mesmo as pacientes que sentem náuseas, dor abdominal, cansaço ou sonolência excessiva, esses sintomas não são específicos de gravidez, podendo ser atribuídos a algumas situações como TPM, intoxicação alimentar, viroses, entre outras condições".
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.