Secretário da educação de Palmas é exonerado cinco dias após assumir cargo
24/07/2025
(Foto: Reprodução) Robson Vila Nova Lopes é noemado novo secretário da educação de Palmas
Divulgação/Prefeitura de Palmas
Robson Vila Nova Lopes, secretário da educação de Palmas, foi exonerado cinco dias após assumir o cargo. Conforme a prefeitura, a saída aconteceu a pedido do próprio gestor. Uma nova secretária foi nomeada.
A mudança de gestores foi publicada do Diário Oficial de quarta-feira (23). Quem assume a pasta é a pedagoga Anice de Souza Moura.
Anice atuou como gerente de inspeção escolar na Secretaria Municipal da Educação (Semed) e como superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp.
Robson Vila Nova tinha sido nomeado no dia 18 de julho. Logo após o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) ter a prisão e afastamento revogados e retornar à Prefeitura de Palmas.
Conforme a prefeitura, Robson encaminhou um ofício ao solicitando a exoneração. "Em tempo, agradeço o convite, a confiança e a oportunidade em servir ao município de Palmas em sua gestão”, diz o documento.
Em resposta, o prefeito afirmou respeitar a decisão.
Mudanças na gestão
A prefeitura de Palmas vivenciou uma série de mudanças desde que Eduardo Siqueira Campos (Podemos) foi preso e afastado do cargo, no dia 27 de junho de 2025. Nesse período, o vice Carlos Velozo (Agir) assumiu a prefeitura. Como prefeito em exercício, ele exonerou pessoas do primeiro escalão do município e trocou gestores de várias secretarias. Relembre:
Prefeito em exercício faz mudanças no primeiro escalão de Palmas após prisão de Eduardo Siqueira
Prefeito em exercício de Palmas faz novas mudanças no primeiro escalão; confira
Após a decisão Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo foi solto e voltou ao cargo de prefeito. Sua primeira ação foi exonerar os nomeados por Carlos Velozo e devolver aos nomes escolhidos por ele no início do mandato.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Eduardo Siqueira disse que faria "justiça aos seus companheiros" exonerados. Em entrevista à TV Anhanguera, o vice afirmou que não existe divisão na gestão.
"Acredito que [a relação com Eduardo Siqueira] vai ser mantida da mesma forma que nós tínhamos. Até porque não vi nenhum problema nas tomadas de decisões que eu precisava fazer. Independente de ser um dia ou dez à frente da prefeitura, eu tomaria decisões pensando naquilo que Palmas precisa e que, logicamente, a cidade merece", afirmou o vice-prefeito.
Quem é a nova secretária
Conforme a prefeitura, a nova titular da Semed possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins, é bacharel em Direito e mestranda especial em Educação mediada por Tecnologia, na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Anice é especialista em gestão escolar, administração, supervisão, orientação, inspeção e gestão pública.
A gestora já exerceu diversas funções no poder público estadual e municipal no âmbito educacional, e é autora de importantes projetos educacionais da Capital, como o ‘Palmas Home School’ e o ‘Sistema Integrado de Matrículas de Palmas’.
Veja também: Eduardo Siqueira Campos reassume cargo de prefeito de Palmas após 20 dias preso
Eduardo Siqueira Campos reassume cargo de prefeito de Palmas após 20 dias preso
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.