Incêndio atinge região do Jalapão e destrói parte de campo de capim dourado
05/09/2025
(Foto: Reprodução) Incêndio de grande proporção atinge Parque do Jalapão
Um incêndio de grandes proporções atingiu a região do Jalapão e causou a destruição de grande parte de um campo de capim dourado. O fogo se aproximou do Quilombo Mumbuca, em Mateiros.
O capim dourado é matéria-prima para a confecção de artesanato, de onde vem grande parte da fonte de rede dos moradores da comunidade. De acordo com a informação de moradores, o fogo começou na quinta-feira (4), e uma fumaça escura encobriu o céu na região.
Os moradores também explicaram que uma equipe de brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) atuou no combate e conseguiu conter o fogo.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
A brigada municipal informou que o fogo apareceu por imagens de satélite a equipe foi acionada. Mas como a distância até o local é de aproximadamente 80 km de Mateiros. Com uma estrada em péssimas condições, quando os brigadistas chegaram o fogo já havia consumido parte do capim dourado do campo.
O brigadista Marcos Felipe da Silva explicou ao g1 que a linha do fogo tinha entre 5 a 6 km de distância, e felizmente as chamas foram contidas ainda na quinta-feira, após cerca de duas horas de combate.
Marcos é filho de uma artesã e para ele a situação é preocupante. "Ver todo o capim dourado que daria renda a mais 300 famílias da comunidade queimando foi um momento de muita dor e sentimento de raiva, injustiça por parte de quem pôs o fogo", reclamou.
A artesã Maureni da Silva Tavares, que também trabalha com capim dourado, pediu mais atenção do Poder Público para evitar novos incêndios na região. "Não é só a comunidade Mumbuca que vive desse capim dourado, são outras comunidades. Ficamos muito arrasados e queremos que as autoridades, no próximo ano, fiquem mais próximas dessa situação. Esse capim dourado é o nosso pão de cada dia aqui na nossa comunidade", comentou.
A colheita do campo de capim dourado começa no dia 20 de setembro e segue até meados de novembro. O campo atingido pelas chamas estava prestes a ser colhido, conforme é tradição na comunidade.
Veja o incêndio que atingiu a comunidade Mumbuca, no Jalapão
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Caminhão que afundou durante queda de ponte entre TO e MA é retirado do fundo do rio Tocantins
Fafá de Belém agita segunda noite do Festival Gastronômico de Taquaruçu
Saiba quem é a ex-deputada flagrada com R$ 700 mil em operação que afastou governador do Tocantins
No ano passado, o Parque Estadual do Jalapão também sofreu com os constantes incêndios. As chamas atingiram as vegetações ao redor das Dunas, atrativo turístico da região. Uma cortina de fumaça se formou e as visitações chegaram a ser proibidas por um um dia.
Em setembro de 2023, o campo de capim dourado Caetano/Faveira também teve parte da plantação destruída em um incêndio de grandes proporções.
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) afirmou que o incêndiofoi totalmente extinto pelos brigadistas florestais do órgão. A equipe de fiscalização ambiental, que está na região desde 1º de agosto, quando foi lançada a Operação Capim-Dourado, e realiza o levantamento das informações que serão encaminhadas às autoridades competentes para as investigações necessárias.
Incêndio na região do Jalapão
Marcos Felipe da Silva/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.