Cadê a chuva do caju? Veja a previsão do tempo para o Tocantins em setembro
11/09/2025
(Foto: Reprodução) Por do sol na Praia da Graciosa, em Palmas
Djavan Barbosa/Jornal do Tocantins
O tocantinense tem enfrentado as altas temperaturas e clima abafado característicos do mês de setembro. Os termômetros se aproximam dos 40°C, mas com a primavera se aproximando, a expectativa é que o clima se torne mais ameno. Até o momento, nem a 'chuva do caju' veio para dar uma refrescada.
De acordo com o meteorologista José Luiz Cabral, professor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), os dias vão continuar quentes, pois o estado atravessa o mês considerado mais quente do ano na região. A previsão é que ocorram pancadas de chuva a partir da segunda quinzena.
"A boa notícia fica por conta da chegada da estação da primavera, que representa pra gente um período de transição, aonde nós estamos nos afastando do período, do longo período de estiagem e se aproximando do período chuvoso. E, com essa mudança, há possibilidade de ocorrência de pancadas de chuvas isoladas em várias regiões de Tocantins", comentou o meteorologista.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
O especialista detalhou que modelos matemáticos de previsão climatológica projetam a ocorrência de chuvas isoladas no mês de setembro. Nos próximos três meses devem ocorrer chuvas acima do esperado em boa parte do estado. Mas no que diz respeito às temperaturas, elas vão se manter elevadas.
Entretanto, apesar de ser comum as chuvas começarem em setembro, José Luiz Cabral explicou que elas só devem dar o 'ar da graça' e refrescar o solo tocantinense quando houver uma mudança na realidade climatológica atual.
"Enquanto nós tivemos a insistência ou a persistência dessa característica do dia de hoje, com muita rajada de vento, sol forte, temperaturas em torno de 34 graus, umidade relativa do ar em torno de 14, 15%, fica improvável. Mas a partir do dia 22, do dia 23, esse sistema deve enfraquecer, e até lá deve ocorrer chuvas isoladas, amenizando esse tempo quente e seco no nosso estado", afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Descanso garantido: confira os feriados que ainda restam em 2025
Com calor intenso: umidade do ar pode chegar a 20% no Tocantins, diz Inmet
Alertas em níveis críticos
Alertas de baixa umidade encobrem o Tocantins
Divulgação/Inmet
Na terça-feira (9), três avisos meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informaram que o Tocantins enfrentaria níveis críticos relacionados às altas temperaturas. Um dos alertas, de cor vermelha e considerado de 'Grande Perigo', indicou que a umidade poderia ficar abaixo dos 12% no estado durante a tarde.
Para quarta-feira (9), um alerta de perigo ficou ativo até a noite, prevendo umidade do ar entre 20% e 12%. Para quinta-feira (11), um alerta com menos intensidade informa que a umidade relativa do ar vai variar 30% e 20%. Também há o baixo risco de incêndios florestais e à saúde, conforme o Inmet.
Em Palmas, a temperatura chegar aos 41°C nesta quinta-feira (11). Os gurupienses também vão enfrentar mais 40°C nesta quinta e sexta-feira (12).
Em Araguaína, a previsão é de temperatura variando entre 38°C e 39°C, mas na sexta-feira pode baixar para 36°C.
VEJA TAMBÉM: Saiba como fica a previsão do tempo nas regiões do Tocantins
Saiba como fica a previsão do tempo nas regiões do Tocantins
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.