Águas cristalinas e areia branca: conheça o ‘Caribe do Cerrado’ ponto turístico entre Aurora do TO e Lavandeira
25/01/2026
(Foto: Reprodução) Animais de estimação e som alto são proibidos para manter a tranquilidade do ambiente.
Thais Amorim
Tocantins possui tesouros em forma de paisagens, muitos deles ainda pouco conhecidos. Grande parte dos destinos turísticos do estado passa pela região das Serras Gerais, sudeste do estado, onde um local guarda um verdadeiro recanto para quem ama “recarregar as energias” na natureza e um descanso de qualidade, a Praia do Puçá, também conhecida como o ‘Caribe do Cerrado.’
Dentre as principais características do local, o que mais chama a atenção são as águas cristalinas em tons verde-esmeralda do Rio Ribeirão, a areia branca por todo o ambiente, a vegetação nativa que circunda a praia e a atmosfera paradisíaca que traz paz. Além disso, ainda existe a “Prainha do Segredo” escondida por lá, para quem prefere um cantinho mais reservado.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Possui capacidade para receber até 150 visitantes, número definido com base em critérios de segurança, organização e capacidade de suporte ambiental.
Como chegar ao local
O acesso ao local é pela cidade de Aurora do Tocantins, onde o visitante irá percorrer cerca de 30 km de estrada de terra, com sinalização adequada e condições ideais até mesmo para carros de passeio convencionais.
Ambiente cercado por águas cristalinas
Thais Amorim
LEIA TAMBÉM:
Técnico do Águia de Marabá continua internado após acidente; irmão diz não vê-lo há mais de 20 anos: 'Sofrimento'
Servidor do Ministério Público é preso em aeroporto de Palmas por suspeita de pedofilia
'Aqui é mais bonita’, opina tocantinense ao fazer tour pela praça de Ananás após se decepcionar com Paris
Veja os vídeos que estão em alta no g1
“O que você tem no caminho é a beleza natural das Serras Gerais, com a biodiversidade do cerrado. É impressionante só de você estar no cerrado e, de repente, chegar em uma piscina natural de água cristalina, límpida e abundante no meio do cerrado. Isso é uma particularidade que tem as Serra Gerais, é uma coisa assim impressionante,” relata o guia turístico Mamedkarin.
Para passar a noite por lá, o local adere ao estilo camping, onde o visitante tem a experiência de viajante raiz e se acomoda em uma barraca com sua família, amigos, ou até mesmo sozinho se preferir. Mas para quem gosta de uma boa cama de hotel ou pousada, o guia turístico ressalta que também é possível encontrar por lá, inclusive na modalidade de ‘base comunitária’.
“[Puçá] está a 500 km de Palmas. Então o melhor é ficar na cidade de Aurora. E aí você vai ter 24 km até a Praia do Puçá em uma estrada patrolada, muito boa, tranquila. E pelo caminho você ainda pode encontrar várias hospedagens que são também muito boas, disponíveis. Geralmente o que você vai encontrar no Tocantins também é o chamado turismo de base comunitária, que você vai dormir na casa das pessoas, você vai comer, conviver e ter uma vivência com pessoas simples, com pessoas que vão te receber como amigo. E isso também é um traço muito interessante no turismo do Tocantins, que impressiona o turista que chega,” finaliza o guia.
Caribe do Cerrado
O local que está ativo há pouco mais de cinco anos, é de propriedade do casal Alex Sena e Thais Amorim. A estruturação e abertura ao público aconteceram por uma necessidade de compartilhar o sentimento que tinham ali, para que quem pudesse também sentisse:
Apesar do espaço amplo, a sombra das árvores cobre quase toda a área comum
Thais Amorim
Para nossa família, a praia do Puçá representa história, raízes e continuidade. É um espaço que carrega memórias construídas ao longo dos anos e simboliza o compromisso com a preservação da natureza, o respeito ao território e a responsabilidade de cuidar de algo que vai além de nós,” afirma Alex.
Responsabilidade ambiental
O ambiente já conta com quase 70 mil seguidores nas redes sociais e cerca de XX visitantes já passaram por lá e segundo os administradores, o futuro do local vai seguir se baseando na preservação do ambiente:
A expectativa é que Puçá siga sendo um exemplo de que desenvolvimento e preservação podem caminhar juntos, deixando um legado ambiental, social e turístico para as próximas gerações,” pontua o proprietário.
O local fica em uma região de preservação ambiental e sem o mínimo de cuidados, poderia pôr em risco a vegetação, rios e a vida dos animais que vivem ali. Alex explicou que para manter o título de Caribe do Cerrado e preservar o meio ambiente, adota medidas rígidas para os visitantes.
“Todas as medidas adotadas têm como objetivo manter a natureza como protagonista do espaço. Controlamos o número de visitantes, delimitamos áreas de uso e de preservação e orientamos constantemente sobre condutas responsáveis. É proibido o uso de som, recipientes de vidro e quaisquer objetos ou práticas que possam gerar risco ou impacto ambiental [natural ambiental]. As estruturas existentes são discretas e pensadas para interferir o mínimo possível na paisagem, respeitando a vegetação nativa e o ciclo da natureza [...] Também aprendemos, na prática, a importância da escuta da comunidade e da educação ambiental dos visitantes,” finalizou.
Mais opções turísticas próximas da Praia de Puçá
A região que possui atrações únicas como rios cristalinos, cânions, trilhas, grutas, cachoeiras únicas e preserva a cultura tradicional do Tocantins; se torna um ambiente perfeito tanto para os aventureiros, quanto para quem busca descanso.
Há ótimos destinos turísticos com espaços de lazer, camping e trilhas próximos à cidade de Lavandeira, possíveis de serem explorados durante uma visita à Praia do Puçá:
Cachoeira do Sombra (3,1 km de distância)
Poço Paraíso, (6 km de distância)
Praia do Pequizeiro, (8 km de distância)
Rio Azuis (16 km de distância)
Escorrega do Betinho (21 km de distância)
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.