Agrônomo com atuação no governo e prefeitura: saiba quem é o ex-secretário morto em atropelamento
08/01/2026
(Foto: Reprodução) Vídeo mostra momento do acidente que matou ex-secretário
Clemente Barros, de 86 anos, que morreu após ser atropelado por um carro em Palmas, era agrônomo e atuou como secretário do governo do Tocantins e da Prefeitura de Palmas (veja detalhes abaixo). O acidente aconteceu quando ele atravessava a Avenida Palmas Brasil fora da faixa de pedestres. Em um vídeo, é possível ver o momento do acidente
O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira (7). Conforme a Polícia Civil, uma testemunha informou que a vítima andava pela avenida e aparentava estar desorientada, por isso não respondeu aos chamados de conhecidos.
O velório do ex-secretário é realizado nesta quinta-feira (8), na Câmara Municipal de Palmas.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Ex-secretário Clemente Barros morre em acidente de trânsito em Palmas
Divulgação/governo do Tocantins/ Manoel Junior
LEIA TAMBÉM
Vídeo mostra ex-secretário do governo sendo arremessado por carro em atropelamento; ele morreu no local
Ex-secretário do governo do Tocantins morre atropelado em avenida de Palmas
O motorista do veículo realizou o teste do bafômetro, que não indicou consumo de álcool. Segundo a polícia, ele também prestou esclarecimentos e informou em depoimento que o idoso surgiu de repente e não teve tempo para frear. Ele foi liberado para responder em liberdade. O g1 não conseguiu contato com ele ou sua defesa.
Em nota de pesar, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, lamentou a morte do ex-secretário e relembrou a contribuição de Clemente para o desenvolvimento da agricultura e do meio ambiente. O prefeito também disse que "somente após sofrer um AVC [Clemente] deixou de se deslocar com a desenvoltura de sempre" (veja nota completa abaixo).
Ex-secretário e agrônomo
Ex-ministro Patrus Ananias durante posse do ex-secretario Clemente Barros no Conselho Assessor Nacional e Anater
Divulgação/Albinoo Oliveira
Clemente Barros Neto é natural de Porto Nacional e morava em Palmas desde 1992. Ele se formou como engenheiro agrônomo e realizou pós-graduação em comunicação rural pela Universidade de São Paulo (USP).
Em 2010, Clemente tomou posse como Secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente no Tocantins. Em sua vida política, passou pela Prefeitura de Palmas, como secretário de Agricultura, e foi empossado como assessor parlamentar durante o mandato do prefeito Raul Filho, em 2011.
Clemente também foi Secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), nomeado em 2015. Ainda no cargo, tomou posse, em 2016, no Conselho Assessor Nacional e também no Conselho Fiscal da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).
Em 2018, Clemente foi exonerado do cargo de Secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária após uma exoneração em massa do primeiro escalão.
Nota de pesar do prefeito de Palmas
Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento de Clemente Barros, aos 85 anos, ocorrido nesta quarta-feira, 7, em Palmas. Ex-secretário da Capital e do Estado, teve atuação destacada em diferentes gestões, sempre com dedicação ao serviço público e ao desenvolvimento da agricultura e do meio ambiente.
Clemente foi um grande amigo meu e também do meu pai, tendo dado uma contribuição significativa em nossas vidas. Participou da nossa campanha vitoriosa com entusiasmo e somente após sofrer um AVC deixou de se deslocar com a desenvoltura de sempre.
Pioneiro de Palmas, Clemente deixa um legado de compromisso com o desenvolvimento sustentável e com as pessoas. Me solidarizo com os familiares e amigos, desejando força e conforto neste momento de dor.
Eduardo Siqueira Campos
Prefeito de Palmas
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.